Dr. Zacharias Calil - Democratas

Dr. Zacharias Calil GO

Deputado Federal

Dr. Zacharias Calil foi eleito, em 2018, como terceiro deputado federal mais votado no Estado de Goiás, pelo Democratas. Médico e cirurgião pediátrico, é referência no tratamento de doenças raras, como hemangiomas, e separação de gêmeos siameses.

Calil atuou como superintendente da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás. Dedicou-se a preservar, divulgar e desenvolver ações de apoio aos radioacidentados, vítimas da tragédia com o Césio 137.

Como presidente da Agência Ambiental de Goiás, em 2006, empenhou-se na defesa do Meio Ambiente nas áreas de preservação do estado. Com a experiência, pôde levantar a estreita relação entre a incidência dos casos de gêmeos siameses e as condições ambientais com uso de agrotóxicos – tema para o qual tem se dedicado atualmente, com alguns artigos já publicados.

Nascido na cidade de Goiânia (GO), em 5 de novembro de 1953, Zacharias é filho de Salomão Hamú Neto, sírio de Kafrum, e Ranza Calil Hamú, filha de sírios. Cresceu nas imediações de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, cidade onde passou toda a infância. Já adolescente, em 1967, retornou para morar em Goiânia. Calil é casado com a psicóloga Sandra de Souza Hamú e pai de 4 filhos: Camila, Cejana, Rogério e Caroline.

Formou-se em medicina pela Universidade Federal de Goiás (UFG), fez residência médica em Cirurgia Pediátrica no Hospital de Base de Brasília (DF), onde viveu até 1985. No Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia, onde trabalha ainda hoje, foi chefe do Serviço de Cirurgia Pediátrica por cerca de 10 anos. Nesse trabalho, desenvolveu seu interesse pela pesquisa e a possibilidade de realizar grandes cirurgias, algumas inéditas à época. Hoje já são 39 casos, com 18 cirurgias realizadas com sucesso, e se tornou referência nacional para casos complexos.

É membro da Fundação Birthmark, com sede em Nova York, e referência em tratamento de Hemangioma para América do Sul. Tem uma série de artigos escritos e trabalhos apresentados em periódicos e congressos nacionais e internacionais.

Em seu primeiro mandato na Câmara, Dr. Zacharias Calil tem atuado diretamente na defesa da saúde pública no País, a exemplo das ações e votações sobre a MP 890, que institui o Programa Médicos Pelo Brasil. Além disso, é reconhecido diante de pautas relacionadas à Primeira Infância, às Doenças Raras, às pessoas com deficiência e à defesa do Meio Ambiente.

O deputado mostra seu empenho também na destinação de recursos e emendas para a área da saúde pública do Estado de Goiás e na luta pela construção de um novo Hospital da Criança e do Adolescente em Goiânia.  Tem realizado, sobretudo, um trabalho parlamentar marcado pela ética e transparência em prol da qualidade de vida da população goiana, principalmente das pessoas que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde, o SUS.

 

Receba nossas novidades por email