Rodrigo Maia - Democratas

Rodrigo Maia RJ

Deputado Federal e Ex -presidente da Câmara dos Deputados

Ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia está em seu sexto mandato na Câmara dos Deputados. Em fevereiro de 2019, foi eleito em 1º turno para o biênio 2019-2020, com 334 votos. Maia foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro com um discurso fortemente vinculado às propostas que buscam a retomada do crescimento econômico e o equilíbrio fiscal, como as reformas da Previdência, tributária e administrativa.

Nos períodos anteriores na Presidência da Câmara, Rodrigo Maia conseguiu uma economia de gastos inédita, que possibilitou o envio de recursos para investimentos na segurança pública de todo o estado do Rio. No comando da Casa, aprovou diversas propostas com impacto na área social, na reestruturação das contas públicas e na geração de empregos, como a medida provisória que reformou o ensino médio, a PEC que definiu um teto para os gastos públicos, a renegociação das dívidas dos estados, o marco legal do saneamento e a renovação e o fortalecimento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).

Liderou o processo legislativo para a aprovação, em tempo recorde, das medidas necessárias para o Brasil enfrentar a grave crise sanitária, econômica e social provocada pela pandemia do Coronavírus – com destaque para a criação do Auxílio Emergencial.

Rodrigo Maia tem 49 anos e iniciou sua carreira política aos 26, como o mais jovem secretário de governo da Prefeitura do Rio. Parlamentar experiente, presidiu a Comissão de Viação e Transportes, a Comissão de Trabalho e foi 2º vice-presidente da Comissão de Finanças e Tributação.

Em 2007, aos 37 anos, liderou o processo de reformulação do PFL e se tornou o primeiro presidente nacional do Democratas. Ele também já foi líder da bancada do partido na Câmara por dois anos e esteve à frente de comissões importantes.

Em 2015, foi presidente e relator da proposta de Reforma Política e da Comissão Especial que analisou a prorrogação da Desvinculação das Receitas da União.

Ao longo de seus mandatos, Rodrigo Maia sempre foi uma referência nos debates econômicos e é citado há 18 anos consecutivos na lista “Cabeças do Congresso Nacional”, elaborada anualmente pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Antes de entrar para a política, aos 19 anos, trabalhou no mercado financeiro nos bancos BMG e Icatu. Rodrigo é filho do ex-prefeito e vereador do Rio de Janeiro, Cesar Maia, e de Mariangeles Ibarra Maia. É casado com Patrícia e pai de três meninas e dois meninos.

 

Receba nossas novidades por email