Tereza Cristina - Democratas

Tereza Cristina MS

Ministra da Agricultura

 

Tereza Cristina é sul-mato-grossense, casada, mãe de dois filhos e avó. Engenheira agrônoma formada pela Universidade Federal de Viçosa, começou sua carreira atuando no setor privado.

 

Esteve à frente de diversas associações e conselhos voltados para a área rural, como a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – Famasul, Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso do Sul – Aprosul e Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul – Acrissul.

 

Em 2006, assumiu o cargo de superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e, no final desse mesmo ano, foi convidada para comandar a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo do Governo do Estado Mato Grosso do Sul (Seprotur), ficando sete anos à frente da Secretaria. Exerceu ainda o cargo de presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura – Conseagri.

 

Deixou o Executivo Estadual para concorrer ao cargo de deputada federal, sendo eleita em 2014, quando passou a ocupar uma cadeira no Congresso Nacional representando o setor produtivo.

 

Durante o mandato, foi líder de partido e assumiu o cargo de vice-liderança no governo e também na Maioria da Câmara dos Deputados. Como membro titular atuou em importantes comissões na Casa como a de Finanças e Tributação; Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

 

Foi presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, maior grupo suprapartidário em defesa do agronegócio no Congresso Nacional.

 

Em 2017, ingressou no Democratas.

 

Tereza Cristina recebeu um dos maiores reconhecimentos de seu trabalho como parlamentar, sendo premiada na categoria “Melhores deputados” na 11ª edição do Prêmio Congresso em Foco, veículo especializado na cobertura do Congresso Nacional. Também foi reconhecida como a maior defensora do agronegócio brasileiro ao receber o prêmio na categoria “Defesa Agropecuária” na mesma edição.

 

Em 2018, a deputada federal Tereza Cristina foi reeleita para mais uma legislatura na Câmara dos Deputados. No fim do mesmo ano, foi convidada pelo presidente eleito Jair Bolsonaro a assumir o comando do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil. No início de 2019, assumiu o cargo de ministra de Estado da pasta.

 

Receba nossas novidades por email