Democratas Efraim Filho - Democratas

Efraim Filho PB

Deputado Federal

Efraim Filho nasceu em João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, em março de 1979. Aos 41 anos de idade, está em seu quarto mandato como deputado federal. É o atual líder do Democratas na Câmara dos Deputados.

Quando mais jovem, ainda estudante de Direito na Universidade Federal da Paraíba, participou ativamente de movimentos estudantis, em diversos congressos da União Nacional do Estudantes (UNE). No mesmo período, trabalhou em defesa dos estagiários da advocacia, primeiro como conselheiro e depois como presidente do Núcleo de Apoio ao Estagiário da OAB (NAE).

Por considerar importante a representatividade popular, Efraim se especializou em Direito do Consumidor na Universidade de Granada, na Espanha. Estagiou no Procon e, durante seis anos, atuou como advogado. Foi exercendo a atividade que aprendeu que boa parte das dificuldades que a população enfrentava só poderia se resolver por meio de mudanças no sistema.

Foi quando decidiu se dedicar à política, entendendo ser este o melhor caminho para promover transformações. Se como advogado defendia um, como político poderia atuar por uma ação coletiva e de impacto nacional. O apoio de minha família, com tradição política, teve papel importante na decisão. Ingressou na juventude partidária do Democratas, antigo PFL, e, após sua primeira eleição para deputado federal em 2006, assumiu a presidência do grupo jovem do partido.

Desde então, fez inúmeras palestras em diversos países, sempre com objetivo de mobilizar e engajar os jovens a ingressar na política. Foi pelo seu ativismo que palestrou sobre liberdade política e econômica nos Estados Unidos, Argentina, Equador e também na Venezuela dos tempos de Hugo Chávez.

Efraim foi o relator da Medida Provisória 975/20, que criou um programa emergencial de crédito para ajudar pequenas e médias empresas durante a crise provocada pela pandemia da Covid-19. Foi por sua iniciativa que a lista de beneficiários foi ampliada, com a inclusão de microempreendedores individuais (MEI), que passaram a poder receber empréstimos por meio das maquininhas de cartão.

Receba nossas novidades por email