Democratas Juscelino Filho - Democratas

Juscelino Filho MA

Deputado Federal

Juscelino Filho é deputado federal pelo Democratas no Maranhão e está em seu segundo mandato. Atualmente, na Câmara, é presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e membro titular da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), a segunda maior da Casa, na qual exerce a presidência da Subcomissão Permanente da Previdência Social. Ele também coordena a bancada maranhense no Congresso Nacional, composta por 18 deputados federais e três senadores. No DEM, onde está engajado e comprometido na missão de fortalecer a legenda, é vice-presidente nacional e presidente do partido no estado.

 

Natural de São Luís (MA), José Juscelino dos Santos Rezende Filho nasceu em 6 de novembro de 1984. É médico especializado em Radiologia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, o Ultra-X, em São José do Rio Preto (SP). É casado e pai de um casal. Cresceu no meio de atividades políticas e sociais, vendo de perto a transformação da realidade dos municípios e dos cidadãos, acompanhando vários dos seus tios, tias e membros da família, principalmente seu pai, Juscelino Rezende, que foi prefeito por dois mandatos em Vitorino Freire (1997-2000 e 2001-2004),deputado estadual por três mandatos e secretário de estado do Interior.

 

Juscelino Filho sempre foi um parlamentar de destaque, com capacidade de diálogo e habilidade para articulação. Já no primeiro mandato (2015-2018), para o qual foi eleito com 83.855 votos, ocupou posições importantes na atuação política e nas definições de pauta da Câmara dos Deputados, como líder de partido (na época, o PRP – Partido Republicado Progressista) e presidente da Comissão de Seguridade Social e Família. Também foi membro titular da Comissão de Constituição, de Justiça e de Cidadania (CCJC), com ativa participação em temas eminentes, como os crimes contra a honra praticados na internet. Ainda coordenou a bancada federal do Maranhão e presidiu a Comissão Especial de Inovação Tecnológica de Saúde (CETECSAU), que apresentou significativas propostas para o incentivo e a renovação do setor em todo o país.

 

Reeleito para a 56ª legislatura (2019-2023) com 97.075 votos no pleito de 2018, Juscelino Filho é parte do rol de parlamentares que voltou ao Congresso Nacional obtendo votação bem superior em relação à eleição anterior, o que comprova uma trajetória ascendente e de sucesso. Em 2019, foi escolhido relator do PL 3267/2019, de autoria do Poder Executivo, que altera as regras do trânsito brasileiro, um tema de enorme repercussão na sociedade, ora em tramitação final na Comissão Especial criada para este fim.

 

É reconhecido no Maranhão como parceiro dos municípios, em razão do dedicado trabalho na captação de recursos para obras e de programas e projetos junto aos Ministérios e órgãos federais e ao governo estadual, além da destinação de emendas parlamentares em benefício das mais diversas áreas, em especial da saúde, da educação e da infraestrutura. O resultado dessa competente atuação faz ampliar cada vez mais a quantidade de municípios beneficiados, em todas as regiões maranhenses.

 

LINHA DO TEMPO

2014

Juscelino Filho é eleito deputado federal com 83.855 votos.

 

2015

Torna-se membro titular das duas Comissões mais importantes da Câmara: de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC); e de Seguridade Social e Família (CSSF).

 

2016

Assume postos de grande relevância como a vice-liderança do governo no Congresso Nacional, a presidência do DEM-MA, a coordenação da bancada federal maranhense e a presidência da Comissão Especial de Inovação Tecnológica de Saúde (CETECSAU).

 

2017

Tem atuação de destaque na CPMI da JBS, destinada a investigar irregularidades envolvendo a empresa JBS em operações realizadas com o BNDES, ocorridas entre 2007 e 2016. Intensifica o processo de reorganização do DEM-MA.

 

2018

Juscelino Filho segue conquistando espaços e reconhecimento. É nomeado membro da Executiva Nacional do Democratas e, na Câmara, é eleito para presidir a CSSF. Recebe do então presidente Michel Temer a medalha Ordem do Mérito Médico, uma honraria por serviços notáveis na área médica e em prol da saúde pública do Brasil. No pleito de outubro, é reeleito para o segundo mandato com 97.075 votos.

 

2019

É eleito presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara e também da Subcomissão Permanente de Previdência Social. Assume pela segunda vez a coordenação da bancada federal maranhense. Já no DEM, é eleito vice-presidente nacional do partido. Em relação a projetos, destaque para a escolha para relatar o PL 3267/2019, que altera o Código de Trânsito Brasileiro, no qual tem notória atuação em defesa da vida.

 

Receba nossas novidades por email