Democratas Mendonça Filho - Democratas

Mendonça Filho PE

Ex-Ministro da Educação do Brasil

Mendonça Filho é ex-ministro da Educação e presidente do Instituto Liberdade e Cidadania (Ilec), o braço de formação política do Democratas. Foi deputado federal por três mandatos e governador de Pernambuco.

Em sua passagem pelo Ministério da Educação, realizou muito em pouco tempo. Entre as suas entregas, destacam-se: Reforma do ensino médio; Base Nacional Comum Curricular da educação básica e homologação da BNCC do ensino fundamental; criação da política nacional das escolas em tempo integral; Novo Fies; homologação do Nome Social para estudantes da rede pública.

Como deputado federal, foi um dos parlamentares mais atuantes do país, segundo a Revista Veja e o DIAP.

Como governador de Pernambuco, Mendonça Filho também promoveu inúmeras realizações e melhorias para a vida do cidadão: ampliação das escolas em tempo integral; Programa Jovem Campeão e Agenda da Juventude; Projeto Universidade Democrática; Programa Ação Integrada pela Segurança; criação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), entre outras.

Mendonça Filho foi, ainda, vice-governador de Pernambuco por dois mandatos. Entre as realizações desse período estão: presidência da Comissão Diretora de Reforma do Estado, que modernizou a gestão estadual; coordenação de programas estruturais como o “Águas de Pernambuco”, “Estradas para o Desenvolvimento” e “Eletrificação Rural”; coordenação da atração de investimentos para o complexo industrial e portuário Suape e a criação do Porto Digital; coordenação da implantação de projeto na área de educação como o de escolas em tempo Integral.

Também foi secretário de Agricultura de Pernambuco e deputado estadual por dois mandatos.

Estudou  Senior Managers in Government e Infrastructure in a Market Economy, ambos os cursos em Harvard.

Receba nossas novidades por email