Democratas Deputado Paulo Azi assume presidência do Conselho de Ética - Democratas

Deputado Paulo Azi assume presidência do Conselho de Ética

08 abril 2021

Compartilhe

O deputado Paulo Azi (DEM-BA) é o novo presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados. O parlamentar ficará no posto pelos próximos dois anos. Ao agradecer a “importante missão” de conduzir os trabalhos da comissão, Paulo Azi destacou que sabe da “enorme responsabilidade” que carrega ao assumir o posto e que vai  trabalhar para criar “um ambiente civilizado e de respeito aos princípios da nossa democracia”.

“Nossa atribuição fundamental é zelar pela boa imagem do Poder Legislativo sempre oferecendo àqueles que tenham representação neste conselho direito a ampla defesa e procurando dar satisfação à sociedade”, disse.

Quem deixa o posto é o deputado Juscelino Filho (DEM-MA). Ele relembrou desafios que precisaram ser enfrentados durante seu mandato à frente da comissão, e ressalta que enfrentou “número recorde de representações”.

“Infelizmente. A polarização das eleições chegou ao novo Congresso com ânimos exacerbados e, na medida do possível, tentamos dar fluxo e exercer essa presidência mantendo o diálogo e respeitando nosso regimento”, declarou.

Ocupa o cargo de 1º vice-presidente o deputado Hiran Gonçalves (PP-RR); e o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) fica com a 2º vice-presidência.

Conselho de Ética da Câmara

Criado em 2001, o Conselho de Ética é responsável por acompanhar os processos disciplinares instaurados na comissão contra atos cometidos por parlamentares. O colegiado tem a prerrogativa de aplicar sanções caso seja detectada a quebra de decoro parlamentar. O conselho é composto por 21 membros titulares e 21 suplentes. Além disso, é importante destacar que o mandato de dois anos é válido para todos os membros da comissão.

 

* Com informações da Agência Câmara

Voltar

Receba nossas novidades por email