Democratas Gestão Democratas: Salvador é a cidade mais inteligente e conectada do Nordeste - Democratas

Gestão Democratas: Salvador é a cidade mais inteligente e conectada do Nordeste

10 setembro 2021

Compartilhe

Salvador conquistou o 1º lugar no ranking das cidades mais inteligentes e conectadas do Nordeste. Os dados foram divulgados na 7ª edição do Ranking Connected Smart Cities, estudo realizado pela Urban Systems em parceria com a Necta.

O levantamento mapeou todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes no país, e tem como objetivo apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas do país.

Para isso, foram utilizados 75 indicadores. Entre eles estão mobilidade urbana, saúde, ações de preservação do meio ambiente, empreendedorismo e tecnologia e inovação. Neste último, Salvador também foi destaque e figurou na 4ª posição do ranking nacional.

O estudo também coloca Salvador entre as cidades brasileiras que mais valorizam o desenvolvimento sustentável e inteligente. Com a gestão do Democratas, Salvador pulou da 27ª posição, em 2020, para a 10ª posição em 2021.

Divulgados durante evento realizado no início deste mês em São Paulo, os números retratam as conquistas da cidade, principalmente, após a promulgação da Lei da Informação, que proporcionou a entrada de novos serviços no programa Fala Salvador, e garantiu a ampliação da rede de acesso à internet Conecta Salvador.

Ainda durante o evento, o secretário de municipal de Tecnologia e Inovação (Semit), Samuel Araújo, apresentou o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI), que definirá as linhas da política pública de tecnologia para a capital baiana pelos próximos 30 anos.

De acordo com Samuel, as principais linhas de ação do PDTCI são a implantação da infovia municipal – estrutura que vai viabilizar a rede de conectividade da cidade com a prefeitura através de sensores inteligentes de trânsito, iluminação e saneamento.

Ranking Connected Smart Cities

O Ranking Connected Smart Cities trabalha com indicativos capazes de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento do país.

Além dos indicadores de cidade inteligente – como sustentabilidade, cuidados com o meio ambiente e tecnologia, o levantamento também analisa os investimentos realizados em saneamento básico, a sustentabilidade econômica e capacidade de gestão, e a importância da educação na formação e reprodução dos potenciais dos municípios.

Segue a gente pra ficar dentro de tudo que importa em política

Voltar

Receba nossas novidades por email