Democratas Prefeitura inicia projeto para capacitação de ambulantes de Salvador - Democratas

Prefeitura inicia projeto para capacitação de ambulantes de Salvador

12 julho 2021

Compartilhe

Os trabalhadores do comércio informal de áreas turísticas da capital baiana vão participar de uma nova iniciativa de qualificação profissional, aliada a um conjunto de ações para valorização do segmento. Com a gestão do prefeito Bruno Reis (DEM-BA), a Prefeitura lança o programa Sou Salvador – cuja primeira etapa alcançará quase 500 ambulantes da região do Centro Histórico com a realização de workshops e acompanhamento especializado – nesta segunda-feira (12). As aulas serão realizadas na Unifacs – Campus Lapa, na Rua da Mangueira, em Nazaré. A abertura contou com as presenças das secretárias de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes; e da Ordem Pública (Semop), Marise Chastinet, além dos parceiros do programa.

Coordenado pelas secretarias de Cultura e Turismo (Secult), Ordem Pública (Semop) e Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), o projeto tem o objetivo de promover o crescimento pessoal e profissional dos ambulantes. Além disso, pretende proporcionar melhoria na recepção e na qualidade dos atendimentos prestados a baianos e turistas, assim como o reordenamento dos trabalhadores que atuam nesse nicho.

A iniciativa, portanto, será mais uma ferramenta de estímulo ao desenvolvimento da economia do município, visando o crescimento sustentável do mercado informal. Até o dia 9 de agosto, serão abordados assuntos como o mercado informal no contexto turístico, marketing e vendas, hospitalidade/recepção e qualidade no atendimento, educação financeira, conhecimento das principais localidades turísticas do Centro Histórico e manipulação de alimentos e produtos.

As atividades serão desenvolvidas por meio de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Wakanda Educação Empreendedora, Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo em Salvador (Prodetur), Parque Social, Universidade Salvador (Unifacs), Instituto Antônio Carlos Magalhães e Sindicato dos Guias Turísticos da Bahia (Sigtur).

Para a secretária Mila Paes, o trabalhador do comércio informal representa uma peça fundamental para a retomada do crescimento econômico da cidade. “Este evento se traduz em algo simbólico. Os ambulantes são especiais para a economia de Salvador, principalmente nas áreas turísticas, pois são porta de entrada da cidade. Espero que aproveitem os treinamentos para que as ferramentas estimulem a concretização de algo transformador nas próprias atividades”, pontuou a titular da Semdec.

Empreendedorismo

Além das palestras, os ambulantes serão direcionados a pensar como empreendedores, através do acompanhamento e orientação pelos agentes de empreendedorismo do Parque Social, que farão orientações financeira e comportamental, fomento ao crédito e o monitoramento das atividades e qualidade do atendimento para crescimento do negócio. A proposta é que os ambulantes executem no cotidiano as práticas de organização, planejamento e controle financeiro, e possam gerir seus negócios de forma consciente para alcançar sucesso e rentabilidade.

A secretária Marise Chastinet mencionou o programa como uma oportunidade para os trabalhadores informais poderem se reciclar em seus conhecimentos. “Esse programa será um caminho ao empreendedorismo. Vai proporcionar melhorias para o comerciante informal, fazendo com que sejam diferenciados e aptos a desenvolver um trabalho com qualidade e eficiência”, acrescentou.

De acordo com a titular da Semop, com objetivo de atender ao processo de reordenamento do mercado informal em Salvador, os ambulantes receberão no final do programa certificados de participação, dando-lhes o direito a obter a licença para atuar na atividade. Além disso, receberão novos fardamentos com número de identificação vinculado à licença, além de um QR Code para controle de pesquisa de satisfação dos serviços prestados aos clientes.

 

| Com informações da Prefeitura de Salvador

Segue a gente pra ficar dentro de tudo que importa em política

Voltar

Receba nossas novidades por email